Barra Cofina

Correio da Manhã

Notícias

Bola oficial do Mundial2022 tem tanta tecnologia que tem de ser carregada

Fabricada pela Adidas em um sensor no interior que mede dados como velocidade e direção em tempo real.
Correio da Manhã 30 de Novembro de 2022 às 18:37
 'Al Rihla, bola oficial da Adidas para o Mundial2022
'Al Rihla, bola oficial da Adidas para o Mundial2022 FOTO: Reuters

A bola de futebol oficial do Mundial2022, 'Al Rihla', tem tanta tecnologia que além de ser enchida com ar, também tem de ser carregada.

Fabricada pela Adidas, a bola, que foi nomeada com a palavra árabe para "a viagem", tem um sensor no interior que mede dados como velocidade e direção e permite analisar distâncias e marcar foras de jogo pelo VAR, segundo o jornal britânico Daily Mail.

O sensor é alimentado por uma pequena bateria que a Adidas revelou que dura seis horas em utilização ativa e 18 dias quando não está a ser utilizado. Pesa apenas 14 gramas e fornece dados de localização da bola em tempo real, com câmaras colocadas à volta do campo para ajudar os árbitros com várias decisões.

"Sempre que algum jogador toca na bola o sistema apanha esse toque a 500 frames por segundo", disse Maximillian Schmidt, co-fundador e director-geral da KINEXON, que fabricou o sensor.

"Os dados são enviados em tempo real dos sensores para um sistema de posicionamento local (LPS), o que envolve uma configuração de antenas de rede instaladas à volta do campo de jogo que recebem e armazenam os dados para utilização imediata", acrescentou.

"Quando uma bola é enviada para fora dos limites das câmaras durante o decorrer do jogo, e uma nova bola é lançada para a substituir, o sistema backend da KINEXON muda automaticamente para a entrada de dados da nova bola sem necessidade de intervenção humana", revelou Schmidt.

O olho de falcão, que muitos fãs do desporto associam ao cricket e ao ténis, é outra das funcionalidades

Franziska Loffelmann,  Directora de Design de Gráficos de Futebol e Hardwear da Adidas disse que a "bola é muito rápida". O novo design permite que a bola mantenha uma velocidade significativamente mais alta do que outras, à medida que é enviada pelo ar", acrescentou.  

Essa velocidade extra vem dos materiais com que é feita, tintas e colas à base de água, com covas na pele, o que também dá uma sensação de maior suavidade, ao invés de utilizar texturas em relevo como nas bolas anteriores.

Mundial2022 Maximillian Schmidt Al Rihla Adidas KINEXON desporto futebol
Ver comentários
C-Studio