PALOMA: DESPIU-SE PARA COMPRAR CASA

Aos 25 anos é uma das coqueluches da nova telenovela da Globo, ‘Mulheres Apaixonadas’. Paloma Duarte posou nua para a ‘Playboy’, e o marido nunca lhe perdoou. Mas ela não está arrependida

06 de abril de 2003 às 15:06
PALOMA: DESPIU-SE PARA COMPRAR CASA
Partilhar

Paloma Duarte, 25 anos, é estrela da Globo. Filha da actriz Déborah Duarte e neta de Lima Duarte, a paulista demonstrou ser digna sucessora do clã, em novelas como ‘Renascer’ e ‘Hilda Furacão’. Em 1996, deu que falar ao posar nua para a ‘Playboy’. Tinha 19 anos e com o ‘cachet’ pôde comprar a casa dos seus sonhos. Meses depois, chegou a confessar-se arrependida. O marido, o actor Marcos Winter, morreu de ciúmes ao ver a sua mulher sem roupa na revista e nunca lhe perdoou. O casal separou-se há poucos meses e Paloma volta a afirmar-se de consciência tranquila com a sua polémica nudez: “Não sou politicamente correcta”, declara a bela actriz.

Em 1996, a sua carreira sofreu uma grande transformação depois de posar nua para a revista ‘Playboy’. Voltaria a fazer o mesmo?

Pub

Se me tivesse perguntado isso há uns meses atrás, quando ainda estava casada com o Marcos Winter (também actor da Globo) eu dizia-lhe peremptoriamente que não, porque acho que essa decisão tem de ser tomada a dois. Hoje, não sei se o voltava a fazer, mas por razões diferentes. Quando eu tirei aquelas fotografias, em 1996, a ‘Playboy’ era uma revista diferente. Mais elitista. Actualmente, popularizou-se e perdeu o estatuto ‘glamoroso’ que tinha. Talvez venda mais exemplares, mas o produto perdeu qualidade.

E as suas filhas, como é que reagiram a este assunto?

Sou uma pessoa sem pudores, ou valores politicamente correctos. Não sou moralista. Quando posei para a ‘Playboy’ queria comprar uma casa. Aceitei o convite na hora. Pude escolher o fotógrafo, o local, etc. Diverti-me muito. Não sinto a pressão de ter outras pessoas a apontarem-me na rua só porque posei nua. Posei e não tenho problemas com isso.

Pub

O facto das suas filhas poderem ver este trabalho um dia, não a incomoda?

Elas vão ter que arcar com a dor e o prazer de serem filhas de uma actriz. É inevitável. Se um dia eu conversar com elas sobre este assunto, falar-lhes-ei com muito cuidado e carinho. Mas não vou deixar de ser quem sou por causa disso. Terão que encarar o facto de frente.

Aos 25 anos, Paloma já tem duas filhas. É bom ser mãe tão cedo?

Pub

A Malu, de sete anos, e a Clarinha, de cinco, são as minhas grandes companheiras. No início tive algumas inseguranças porque ser mãe é uma profissão a tempo inteiro. E o meu trabalho nem sempre me permite acompanhá-las. Mas posso estar a fazer uma novela e depois tenho umas pequenas férias, o que me permite estar mais tempo com elas.

Que personagem interpreta na nova telenovela, ‘Mulheres Apaixonadas’, (estreia amanhã na SIC)?

Faço de Marina, uma rapariga extremamente mimada, imatura, ciumenta e completamente apaixonada pelo Diogo (Rodrigo Santoro). A personagem começa a telenovela grávida, o que precipita o casamento com o Diogo. O público vai assistir a um triângulo amoroso, entre Rodrigo, eu e a Camila Pitanga, por quem ele tem um fraquinho.

Pub

Ao longo da sua carreira, que papel lhe deu mais prazer representar?

Deu-me gozo interpretar a ‘Vilminha’, uma jovem rebelde que usa piercing e pinta os cabelos de azul, na novela ‘Pecado Capital’.

É fácil para si lidar com o sucesso?

Pub

É uma hipocrisia dizer que não se gosta de ter sucesso. Lidar com a fama é que pode ser complicado. E felizmente, eu não sou uma celebridade. Sou apenas uma actriz conhecida. A minha realidade é distinta da de Xuxa. Não sei como é que lidaria com a invasão de privacidade, porque sou muito reservada. Posso sair de casa e sei que não tenho fotógrafos atrás de mim.

Já o seu colega, Rodrigo Santoro, não pode dizer o mesmo. Ele tem sido perseguido pela comunicação social brasileira, que o acusam de ter tiques de vedeta...

Isso é falso. No Brasil, basta um artista ter sucesso no estrangeiro, para a Imprensa lhe colocar o rótulo de ‘vedeta’.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar