page view

Cego é aquele que já viu tudo

'Cegueira’ de Fernando Meirelles, inspirado no livro de Saramago, já está disponível em DVD. Trata-se duma evidente parábola sobre o mundo contemporâneo, a sua desaliança e desafiliação, no qual a solidariedade é um luxo, mais raro que espécies em extinção. E, como diz Baudrillard, uma sociedade em desintegração não pode integrar.

28 de junho de 2009 às 00:00

Muitos vivem como estrangeiros nos seus próprios países, sem sentimento de pertença cultural ou político. O exilado torna-se numa metáfora. Ou, como sintetiza John Gray, a inclusão, antagónica à globalização, advém agenda radical. De desafiliar a desafiar vai um passo. Nem sempre no melhor sentido. Esses traços desta época, em tempos de medo – do terrorismo, bairros sociais, crise, gripe – passam a sulcos. A desaliança é amplificada quando o horror corre pelas ruas e pelas veias. Em ‘Cegueira’, o mundo entra em pânico ao perder a visão subitamente. Esse pavor estoira com o que sobra da civilização e, como se sabe, sem ela a humanidade revela a sua animalidade. De cientistas a filósofos, muitos têm especulado sobre o destino.

Aliás, ‘O Dia das Trífides’ de John Wyndham, a praga de plantas que cega humanos para os devorar, é anterior ao ‘Ensaio sobre a Cegueira’. Mas a ficção científica raramente é levada a sério e Orwell, Kafka ou Borges não são considerados autores do género. Contudo, como classificar esta ‘Cegueira’? Os autores de ficção científica especulam sobre o destino olhando para a realidade, enquanto Saramago encara o futuro como se já fosse passado, um pretérito de falhanço e egoísmo. Talvez seja essa a diferença.

‘Cegueira’ não se liberta do Nobel. É uma ilustração estilizada, sem densidade. Nunca se coloca no ponto de vista dos cegos, como seria crucial. Até porque esta cegueira não é escura mas luminosa, semelhante à angústia do escritor perante a página em branco ou à do pintor frente à tela. É a angústia da ausência de ideias. Da falha de alternativas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8