Caso o cantor lhe aparecesse à frente a “contorcer-se ao som de ‘Popless’”. Neste teste, Reininho diz ainda que a economia nacional está como os filmes de Oliveira – um desconforto interminável
Tem 55 anos e é músico Há mais de três décadas. Rui Reininho cantou ‘Dunas’, ‘Efectivamente’, ‘Pronúncia do Norte’ e ‘Morte ao Sol’, entre outros hinos dos GNR que marcaram uma geração. Formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Reininho diz que já ligou o "descomplicador há muito tempo".
Reininho fala da vida, da carreira e das pessoas com a bonomia e sagacidade de quem já viu e viveu o suficiente para não ter que ponderar cada palavra que diz. Esta frase é dele: "Às vezes, não tenho paciência para esta obrigaçãozinha pós-moderna de ter de ver tudo: escultura, pintura, música, cinema. É muito cansativo ter de ser moderninho, estar actualizado, informado. Primeiro um homem ter de ser bem formado e amigo dos seus amigos. Civilização antes da cultura".
Neste Teste Americano diz preferir a sua companhia a triplicar do que embarcar com estrelas notórias ou gente de mérito.
A resposta escolhida surge a sublinhado
- Então diga lá quantas vezes teria de nascer para ser mais honesto do que Cavaco Silva?
a) Nenhuma. Também tive boas acções
b) Não faço a mínima ideia, talvez umas 17 vezes – ou menos
c) Mas pode nascer-se duas vezes – mesmo?
- A frase é sua: "Não fico amigo de todas as pessoas que me aparecem à frente. Já tenho amigos que cheguem". Mas abria uma excepção se lhe aparecesse pela frente…
a) O Brian Ferry (Roxy Music) a trautear ‘Dunas’
b) O Ricky Martin a contorcer-se ao som de ‘Popless’
c) A Norah Jones a pedir-lhe ajuda criativa
- E a cidade do Porto, como a vê neste momento?
a) Um milhafre ferido na asa
b) A reserva criativa da Nação c) Os mesmos cromos de sempre
d) Outra hipótese: O parque das nações
- Como classifica a situação económica portuguesa?
a) Tristonha e amargurada, como as baladas do João Pedro Pais
b) Complexa e soturna, como a pintura de Paula Rego
c) Um desconforto interminável, como certos filmes do Oliveira
- Já escreveram de si: "Um dandy decadente, narcisista e pedante". Em qual destas definições se revê?
a) Um dandy sem paciência para tolices, foleirices e modernices
b) Um dandy cool, inquieto e descomplicado
c) Um dandy impaciente, pertinente, efectivamente
d) Outra hipótese: Outras hipóteses, por favor!
- Outra frase sua: "Fico embasbacado com coisas muito pueris: uma florzinha, um sorrisinho, uma gotinha de água, uma teiazinha de aranha…" É correcto supor que também fica embasbacado com…
a) … um corpinho feminino rijinho e bem feitinho
b) … um Marques Mendes, um Messi, um João Moutinho
c) … um porquinho a andar de bicicleta
d) Outra hipótese: Mais um ‘Hulkzão’ [alusão ao futebolista Hulk]
- Se pudesse passar um fim-de-semana com três celebridades contemporâneas, quais destas escolhia?
a) Siza Vieira, Pedro Abrunhosa e Pinto da Costa
b) Dita von Teese, Madonna e Annie Lennox
c) Leonard Cohen, Bono e Peter Gabriel
d) Outra hipótese: Só, só e só
- Em qual destes artistas gostava de encontrar inspiração para o próximo projecto?
a) Andy Warhol, pelo talento que teve para se rodear de pessoas extraordinárias
b) Alves dos Reis, pela ousadia de ter criado o seu próprio Banco de Portugal
c) Mário Soares, pela piada de incluir as Seychelles no roteiro de uma viagem presidencial
- Olhe para trás e lembre-se de coisas que acabaram. Destas três, qual sente mais falta?
a) A prosa traquina do semanário ‘Independente’
b) O espírito dos anos oitenta
c) O Carlos Cruz a apresentar o ‘1-2-3’
- Qual destas frases resume melhor o ‘tuga’ que habita cada cidadão português?
a) "Bardamerda pr’ó fascista!", almirante Pinheiro de Azevedo, antigo primeiro-ministro e candidato a Presidente da República
b) "Um escudo é um escudo", Vale e Azevedo, antigo presidente do Benfica
c) "É porreiro, pá!", José Sócrates para Durão Barroso na cerimónia do Tratado de Lisboa
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.