Vai abastecer? Preço do gasóleo e da gasolina com fortes subidas
Aumento dos custos do petróleo nos mercados internacionais esta semana ajuda a explicar este novo acréscimo.
O preço dos combustíveis deverá registar uma subida significativa na próxima semana, com o litro do gasóleo a subir na ordem dos 6,5 cêntimos por litro e o da gasolina a disparar até sete cêntimos, avançaram esta sexta-feira fontes ligadas ao setor.
O aumento dos custos do petróleo nos mercados internacionais esta semana ajuda a explicar este novo acréscimo no valor da fatura paga pelos consumidores.
Tendo em conta os preços médios nacionais divulgados dos combustíveis no final desta semana pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina simples 95 deverá fixar-se, em média, a partir da próxima segunda-feira, nos 1,730 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo simples poderá alcançar os 1,545 euros por litro.
De acordo com dados divulgados esta semana pela Entidade Reguladora do Setor Energético, o preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal foi no segundo trimestre superior em 4,7 cêntimos por litro aos valores médios nos 27 Estados-membros da União Europeia, enquanto no gasóleo simples foi inferior em 5,1 cêntimos.
Entretanto o Governo fez saber esta sexta-feira que manterá inalterado em agosto o desconto no imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) que está em vigor e que se traduz num desconto de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina.
No entanto, e ao mesmo tempo, o executivo decidiu também continuar o descongelamento gradual da taxa de carbono, iniciado no mês de maio, com uma atualização já a partir do próximo mês de dois cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt