BCE mantém taxas de juro
Christine Lagarde garante que o banco central está atento à taxa de câmbio do dólar.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu esta quinta-feira que a decisão de manter os juros (pela quinta vez consecutiva) foi unânime. O valor de referência manteve-se assim em 2%.
“O conselho tomou a decisão unânime de manter as taxas neste nível inalteradas”, assegurou a presidente do BCE, na conferência de imprensa após a reunião, apontando que relativamente à avaliação de risco assumiram uma “abordagem equilibrada”. No que diz respeito à taxa de câmbio, lembrou que o BCE “não tem uma meta” para este indicador, mas reconhece que “é importante para a previsão de crescimento e inflação”, pelo que se mantêm “atentos nos desenvolvimentos e o conselho discutiu esta questão”.
“O que observámos é que o dólar se desvalorizou razoavelmente contra o euro, mas não nos últimos dias, desde março de 2025, é aí que se vê a mudança significativa”, apontou, sendo que nas últimas semanas, mesmo desde o verão, “flutuou dentro de um intervalo”. Assim, na análise dos governadores, “o intervalo atual em que o euro está a evoluir, face ao dólar, está em linha com a média geral da taxa de câmbio desde que o euro surgiu”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt