Ajuda ao crédito por 150 euros

Banco de Portugal vai passar a fiscalizar consultadoria.

13 de junho de 2016 às 10:01
Banco de Portugal, Relatório da Supervisão Comportamental, Carlos Costa, Cofidis Foto: João Santos
Partilhar

Há entidades e pessoas que dão conselhos sobre crédito que cobram entre 80 e 150 euros, apurou o Correio da Manhã junto de fonte do mercado. Este serviço de aconselhamento é prestado a partir dos simuladores gratuitos disponíveis na internet, que, em alguns casos, permitem mesmo comparar as ofertas.

A consultadoria, e mesmo a intermediação de crédito, vai passar a ser uma atividade regulada, segundo o Banco de Portugal. No Relatório da Supervisão Comportamental, Carlos Costa adianta que "os profissionais desta atividade (intermediação de crédito) passam a estar sujeitos a registo público e ao cumprimento de deveres de conduta, podendo ser diretamente sancionados em caso de violação do quadro normativo aplicável".

Pub

O aconselhamento não é ilegal, mas qualquer pessoa pode utilizar, gratuitamente, os simuladores das instituições de crédito e até conseguir online uma pré-aprovação de empréstimo.

A Cofidis, por exemplo, permite no seu site a simulação de um empréstimo em função da finalidade. Neste caso, é calculado o valor da mensalidade e as taxas associadas, podendo o cliente escolher ser contactado por um técnico.

Sem ligações a nenhuma instituição de crédito, o site comparaja.pt permite encontrar a melhor solução para cartões de crédito e crédito pessoal. Neste caso, os utilizadores podem definir o valor do empréstimo e também o prazo de pagamento, com o simulador a apresentar as soluções possíveis.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar