Anbang escolhida para Novo Banco

Banco de Portugal avançará com negociações exclusivas.

13 de agosto de 2015 às 00:10
13-08-2015_00_04_40 25 novo banco.jpg Foto: Lusa
Partilhar

O Novo Banco deverá ficar nas mãos dos chineses da Anbang, escolhida pelo Banco de Portugal para a fase final de negociações para a compra da instituição. O regulador vai avançar com negociações exclusivas com o grupo segurador chinês de Pequim, revelou o ‘Negócios’.

Segundo fontes do setor financeiro contactadas pelo CM, o regulador ainda não informou oficialmente os três candidatos à compra da preferência pela Anbang. A pesar na decisão terá estado o facto de o grupo ter oferecido o montante mais alto pelo Novo Banco, próximo dos quatro mil milhões de euros – injeção de capital incluída.

Pub

Se a negociação exclusiva com a Anbang falhar, a instituição liderada por Carlos Costa poderá então voltar a chamar os norte-americanos do fundo Apollo para melhorarem as condições da oferta. A Fosun, chineses de Xangai também na corrida pelo Novo Banco, deverá estar arredada desta reta final.

Oficialmente, o Banco de Portugal não comenta o processo. Ao que o CM apurou, o regulador quer fechar o dossiê da venda até ao final deste mês, até porque o prazo inicial de julho, apontado pelo governador no Parlamento, já resvalou.

Pub

A experiência da Anbang concentra-se sobretudo no setor segurador, ainda que tenha participação num pequeno banco belga. Mas foi o negócio mais recente do grupo chinês de Pequim – a compra do célebre hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque, por 1,78 mil milhões de euros – que lhe deu visibilidade.

Clique para aceder à rubrica com a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do CM, sobre este tema: China nacionaliza

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar