Autoeuropa produz novo carro a partir de 2027
Fábrica de Palmela assina acordo de produção do elétrico com governo português.
A Autoeuropa vai produzir, a partir de 2027, o ID. Every1, "um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa", segundo o diretor-geral da fábrica de Palmela, Thomas Hegel Gunther. Antes deste novo modelo, a Autoeuropa vai começar a produzir uma nova versão híbrida do T- Roc.
O acordo para a produção do modelo elétrico entre o grupo Volkswagen e o governo português foi assinado esta terça feira, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Economia, e conta com um apoio de 30 milhões de euros.
"Com esta conquista, a Volkswagen Autoeuropa reforça a sua posição estratégica no Grupo Volkswagen e assume-se como um pilar essencial no futuro da mobilidade elétrica na Europa", afirma a fábrica, na apresentação da nova aposta na sua página oficial.
A Autoeuropa tem sido um pilar da economia nacional, sublinhou por seu turno o ministro da Economia, destacando o seu contributo "para a criação de emprego qualificado, para a modernização tecnológica da nossa indústria e a afirmação de Portugal como destino seguro e competitivo para investimento estrangeiro".
O novo veículo de quatro lugares, que tem um preço estimado a partir de 20 mil euros, conta com um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv), uma bagageira com 305 litros de capacidade e será o primeiro modelo de todo o grupo a integrar uma nova arquitetura de 'software' de forma a integrar novas funcionalidades.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt