Banco Central Europeu corta juros pela 5.ª vez

Presidente do BCE garante que decisão de corte das taxas foi tomada por unanimidade. Preço das casas volta a subir no terceiro trimestre, destacando-se a região da Grande Lisboa.

31 de janeiro de 2025 às 01:30
Christine Lagarde anunciou novo corte de 25 pontos-base nas taxas de juro Foto: RONALD WITTEK/ EPA
Partilhar

O Banco Central Europeu (BCE) cortou esta quinta-feira os juros em 25 pontos-base, para 2,75%, mantendo a trajetória de descida iniciada no ano passado. Foi a quinta redução desde junho de 2024, que terá reflexos, indiretamente, na taxa Euribor, que serve de referência aos empréstimos para a compra de casa.

“Não houve discussão sobre se esta decisão era apropriada, foi unânime, todos os governadores apoiaram a decisão de cortar em 25 pontos”, afirmou, esta quinta-feira, a presidente do BCE, Christine Lagarde, admitindo ser prematuro pensar em parar de descer as taxas.

Pub

A decisão foi tomada na primeira reunião do ano - a próxima será em março - e baseia-se na avaliação “das perspetivas de inflação, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária”. Segundo o BCE, o “processo desinflacionista está bem encaminhado”, mostrando-se confiante de que a inflação deverá regressar ao objetivo de médio prazo de 2% no decurso deste ano.

Entretanto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira que o preço mediano das casas se fixou em 1819 euros/m2 no 3.º trimestre de 2024, um crescimento de 10,8% face ao período homólogo.

As cinco sub-regiões com preços medianos da habitação mais elevados - Grande Lisboa, Algarve, Madeira, Península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto - “apresentaram também os valores mais elevados em ambas as categorias de domicílio fiscal do comprador”, ou seja, quer residentes quer de estrangeiros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar