Bancos lucram 13,8 milhões por dia

Cinco principais bancos registaram mais de 3,7 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

06 de novembro de 2026 às 01:30
Caixa foi o banco que mais lucrou Foto: Martim Leitão
Partilhar

Os principais bancos em Portugal lucraram 13,8 milhões de euros por dia nos primeiros nove meses do ano. Só a CGD, o último dos cinco maiores bancos a divulgar os seus resultados, contabilizou 1434 milhões de euros, entre janeiro e setembro, anunciou esta quinta-feira o presidente do banco público. 

 A Caixa destaca-se assim, entre os cinco principais bancos, com lucros superiores a 1,4 mil milhões de euros, seguida pelo BCP com quase 728 milhões de euros e pelo Santander com cerca de 696 milhões de euros. Os resultados do Novo Banco ascenderam a 585,6 milhões de euros e o BPI em 344 milhões de euros, considerando apenas a componente nacional. No total, os cinco principais bancos registaram lucros de 3785 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano. 

Pub

Os resultados do Santander, BPI e Novo Banco foram inferiores aos registados no mesmo período do ano passado, em respetivamente, 8,8%, 7% e 4,1%. Já o BCP registou um crescimento de 12,6% face ao ano anterior, e a Caixa registou mais 2,5%, comparativamente ao mesmo período de 2025. 

No BPI, a descida é explicada por dois efeitos não recorrentes, concretizando o banco com a reversão das contribuições do Adicional de Solidariedade sobre o Setor Bancário pagas em exercícios passados, no valor de 18 milhões de euros, e “a reclassificação contabilística da participação no BCI1 com um impacto negativo de 35 milhões de euros”. Para o líder do Novo Banco,  Mark Bourke, apesar do recuo dos resultados, a ” integração no Grupo BPCE está a decorrer de forma consistente e em total alinhamento com a nossa visão de longo prazo”.

12,6

%
BCP lidera a tabela dos bancos com maior crescimento dos lucros nos primeiros nove meses

Crédito

A garantia jovem disponibilizada pelo Estado tem contribuído para o desempenho dos bancos. Desde o início do regime e até setembro de 2026, foram celebrados 48,9 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente com garantia do Estado, num total de 10,3 mil milhões de euros.

 

Juros

Bancos têm vindo a subir as taxas de juro dos depósitos a prazo. Segundo o Banco de Portugal, taxa de juro média aumentou em setembro pelo oitavo mês consecutivo para 1,82%. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar