"BdP não roubou ninguém, salvou a estabilidade financeira"
Declarações de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, no âmbito da comissão de inquérito ao BES.
O governador do Banco de Portugal frisou no Parlamento que esta entidade "não roubou nada a ninguém". "O Banco de Portugal salvou a estabilidade financeira."
Numa resposta á deputada do CDS-PP Cecília Meireles, Carlos Costa disse taxativamente que "se o Banco de Portugal se tivesse acobardado, este país estaria muito mal e não foi isso que aconteceu" a 3 de agosto de 2014, quando foi aplicada a medida de resolução ao BES.
Já antes o governador tinha tido uma acesa troca de palavras com Cecília Meireles sobre as expetativas de reembolso que foram criadas aos clientes lesados com a compra de papel comercial do GES. "Se ninguém tinha direitos à partida não tinha à chegada", repetiu por várias vezes Carlos Costa. "Quem tinha direitos tinha direitos, quem não tinha direitos, não tinha direitos", repetiu várias vezes o supervisor.
O líder do Banco de Portugal sublinhou também que "o que causou a resolução do banco foram os 15 dias fatais".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt