'Black Friday': devolução garantida nas compras online
Regras são diferentes nas lojas físicas, alerta Deco Proteste a propósito das promoções da 'Black Friday'.
Os consumidores podem devolver os produtos comprados online no prazo de 14 dias, alerta a Deco Proteste a propósito das promoções da 'Black Friday'. Apesar do dia se celebrar na quarta sexta-feira do mês de Novembro, segundo a tradição americana, há muitas lojas, quer físicas quer online, que estão com campanhas de descontos alusivas desde o início deste mês.
Um período devoluções está assegurado nas compras online, que não poderá exceder os 14 dias."O mesmo não acontece numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito)", esclarece a Deco Proteste que aconselha o cliente a inteirar-se das condições de devolução junto dos comerciantes.
Por outro lado, deverão certificar-se de que se trata de verdadeiras promoções, ou seja, que os descontos anunciados são aplicados sobre os preço mais baixos praticados nos últimos 30 dias anteriores consecutivos, para depois aplicar a redução. “Ao longo dos anos, e este não será exceção, existem situações de falsas promoções que podem levar o consumidor a acreditar em descontos que não são reais", afirma Mariana Ludovino, porta-voz da Deco Proteste, esclarecendo que já solicitou "à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) um reforço das ações de fiscalização durante este período crítico de consumo, para garantir que a lei é cumprida e os direitos dos consumidores são protegidos”.
Os clientes poderão usar, para isso, o comparador de preços daquela organização, que permite verificar o histórico de preços de produtos, a partir o nome da loja e de um produto ou o URL da página.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt