Caixa baixa juros para contas poupança
Nova administração do banco corta remuneração dos depósitos.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) cortou ontem os juros das contas a prazo dos particulares e das empresas. Nalguns casos, o banco público reduziu mesmo as remunerações dos depósitos a zero, segundo a informação enviada aos clientes.
As taxas baixaram de 0,1% para 0,05% na maioria dos depósitos, segundo o preçário divulgado. As contas abrangidas incluem poupanças de jovens, reformados e emigrantes.
Já no caso das empresas, destacam-se as contas com valores abaixo de cinco mil euros, que deixaram de receber qualquer remuneração. As taxas aplicam-se às novas contas, mas também aos depósitos a prazo que se renovem a partir de agora.
A CGD alterou ainda as regras da mobilização antecipada nos depósitos. A partir de agora, quem levantar o dinheiro antes do prazo perde os juros correspondentes ao montante que retirar.
A Deco tem estado a alertar os consumidores para o facto de, neste quadro de baixa de juros, os poucos ganhos serem anulados pelas comissões bancárias.
A redução das taxas de juro, a terceira efetuada pelo banco público em ano e meio, ocorre num momento em que todo o conselho de administração tem estado sob fogo devido aos salários dos gestores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt