Casas em Portugal estão sobrevalorizadas em 35%
Comissão Europeia conclui que Portugal lidera a tabela dos preços supervalorizados na habitação
Os preços da habitação em Portugal estavam sobrevalorizados em 35% no final de 2024. A estimativa é avançada pela Comissão Europeia, afirmando que "este é o único país onde se estima que a sobrevalorização tenha aumentado significativamente em 2024", de acordo com um relatório agora divulgado pela organização.
Portugal não é único país europeu em que os preços das casas continuam sobrevalorizados mas lidera a lista, que integra o Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Grécia, entre outros, com sobrevalorizações entre os 10% e os 20%.
Este crescendo dos preços não é de agora: entre 2014 e 2024, os preços das casas na União Europeia cresceram em média 50% "mas na Hungria, Lituânia, República Checa, Portugal, Estónia, Bulgária e Polónia, o crescimento nominal dos preços das casas ultrapassou os 200%", segundo o estudo “Housing in the European Union: Market Developments, Underlying Drivers, and Policies”.
Este comportamento contrasta com o padrão no início da década, onde o forte crescimento era mais uma característica dos países de rendimento mais elevado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt