Chineses fazem OPA sobre total do capital da EDP e oferecem 3,26€ por ação
O jornal britânico FT avança que o objetivo da China Three Gorges é controlar 100% da EDP.
A China Three Gorges (CTG) quer passar a controlar totalmente a EDP. O maior accionista da EDP (23%) vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) para ficar com 100% da eléctrica portuguesa, de acordo com o Financial Times.
Os chineses oferecem uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação, o que representa um prémio de 4,82% face ao valor de mercado.Os títulos da EDP encerraram o dia de negociações desta sexta-feira a ganhar 0,75%, nos 3,11 euros, antes de a negociação ser suspensa pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que aguardava informações relevantes da OPA.
A notícia da OPA foi lançada inicialmente pelo jornal Expresso esta sexta-feira, 11 de Maio, que destaca que o Governo português não deverá colocar entraves à operação. No entanto, existe o risco do conselho de administração da EDP considerar esta OPA hostil.
A CTG vai lançar a OPA impondo como condição para o seu sucesso que, concluída a OPA, fique a deter 50% da EDP, mais uma acção, avança, por sua vez, a agência Bloomberg que revela que a CTG pretende manter a EDP cotada na bolsa de Lisboa.
Os investidores chineses já entregaram o anúncio preliminar da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em Lisboa.
A notícia foi avançada pela SIC Notícias esta sexta-feira, 11 de Maio, que captou em fotografia e em vídeo a entrada da delegação chinesa e dos seus respectivos advogados. A reunião foi pedida pelos representantes dos investidores chineses, apurou o Negócios.
A China Three Gorges detém mais de 23% da eléctrica nacional. O segundo maior accionista da EDP é uma outra empresa detida pela Estado chinês, a CNIC, que detém quase 5%. No total, a República Popular da China detém mais de 28% da eléctrica.
Em resultado, a CMVM suspendeu a negociação das acções da EDP e da EDP Renováveis a aguardar a divulgação de informação relevante.
Nos últimos meses, a imprensa portuguesa e europeia tem dado conta do interesse de várias eléctricas europeias na EDP, como a italiana Enel, a francesa Engie ou a espanhola Gas Natural Fenosa.
China Three Gorges lança OPA também à Renováveis com preço abaixo da cotação
A China Three Gorges lançou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) obrigatória sobre o capital da EDP Renováveis, oferecendo uma contrapartida de 7,33 euros por cada ação, um preço abaixo do valor da última cotação.
Os títulos da EDP Renováveis encerraram o dia de negociações de hoje a ganhar 0,58%, nos 7,84 euros, antes de a negociação ser suspensa pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que aguardava informações relevantes da OPA à EDP, noticiada pelo Expresso esta tarde.
Segundo o anúncio preliminar de lançamento da OPA sobre a EDP Renováveis, divulgado hoje na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a China Three Gorges oferece uma contrapartida de 7,33 euros por ação, um desconto de 6,5%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt