Cinco maiores bancos lucram 15 milhões de euros por dia

Maiores bancos registam no 1.º semestre de 2024 lucros conjuntos superiores a 2,6 mil milhões de euros. CGD arrecada a maior fatia dos ganhos e Santander tem a subida de lucros mais expressiva.

02 de agosto de 2024 às 01:30
Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Os cinco maiores bancos do mercado português registaram nos primeiros seis meses deste ano lucros conjuntos superiores a 2,6 mil milhões de euros, o equivalente a um montante diário próximo dos 15 milhões de euros.

Está em causa um acréscimo nos ganhos face ao 1.º semestre de 2023 – na altura quase dois mil milhões de euros – na ordem dos 31,4%, tendo em conta os resultados divulgados nos últimos dois dias pelo BPI, BCP, Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e Santander Portugal.

Pub

Sob a batuta de Paulo Macedo, o banco público registou o maior volume de lucros, 889 milhões de euros, uma subida de 46,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O segundo resultado mais volumoso foi conseguido pelo Santander, com um montante de 547,7 milhões de euros. A instituição liderada por Pedro Castro e Almeida obteve a subida de lucros mais expressiva (64,2%), face há um ano.

Pub

Já o BCP, de Miguel Maya, lucrou 485,3 milhões de euros no primeiro semestre, mais 14,7% face a igual período do ano anterior.

Quanto aos ganhos do BPI, liderado por João Pedro Oliveira e Costa, ascenderam a 327 milhões de euros, uma subida de 28% num ano.

Por fim, o Novo Banco, presidido por Mark Bourke, foi com uma baixa, ainda que ligeira, nos lucros semestrais: 370,3 milhões de euros, menos 0,8% face a 2023.

Pub

A explicação para este montante de lucros conjunto prende-se, em grande medida, com o crescimento da margem financeira dos bancos, resultante dos juros cobrados pelo crédito, que se mantêm altos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar