Combustíveis vão aumentar um cêntimo. Saiba quando
Depois do alívio desta semana, os preços da gasolina e do gasóleo vão voltar a subir. Consumo de gasolina aumenta no 2.º trimestre, enquanto a procura do gasóleo regista queda.
O gasóleo e a gasolina deverão aumentar um cêntimo na próxima segunda-feira. Trata-se de um ligeiro aumento depois da descida que atingiu os 3,5 cêntimos, no caso da gasolina, e 2,5 cêntimos no gasóleo, na semana que agora termina.
O preço médio da gasolina simples tem vindo a descer desde o início do mês, tendo caído de 1,716 euros, de 1 de agosto, para 1,682 euros com que fechou esta semana. Ou seja, o preço médio desceu mais de três cêntimos desde o início do mês. A gasolina começou o ano a custar 1,643 euros, de acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Já o gasóleo iniciou o mês a custar 1,56 euros, tendo terminado esta sexta-feira em 1,521 euros, ainda segundo os dados da DGEG. Face ao início do ano, o preço desceu mais de quatro cêntimos.
As vendas dos dois combustíveis registaram comportamentos diferentes no segundo trimestre do ano, segundo a associação do setor, Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes (EPCOL).
No caso do gasóleo rodoviário, o consumo foi inferior no segundo trimestre deste ano, face ao período homólogo, em 40,4 milhares de toneladas (-3,4%), atingindo um total de 1151 milhares de toneladas.
A gasolina, por seu turno, registou um aumento de procura, com as vendas deste combustível rodoviário a subirem, no segundo trimestre, 17,2 milhares de toneladas (5,8%), atingindo 315 milhares de toneladas, face ao mesmo período do ano passado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt