Como poupar até 609 euros por ano no supermercado
Jumbo é a cadeia de ‘híperes’ mais barata do País.
Saber o sítio certo onde fazer as compras, mesmo que tenha de fazer mais uns quilómetros, pode significar uma poupança de centenas de euros por ano. O Porto lidera o ranking onde os ganhos são maiores. Optar entre o Jumbo de Rio Tinto ou o Froiz na rua Gonçalo Sampaio traduz-se numa poupança de 609 euros anuais em compras.
Documentos
Info_Supermercado.pdf
No estudo, ontem revelado pela Associação de Defesa do Consumidor DECO, o Jumbo é a cadeia de hipermercados mais barata do País, seguida de perto pelo Continente e Modelo (ambas da Sonae). Mas tudo depende de onde costuma fazer compras. Se gasta cerca de 400 euros em compras por mês, a seguir ao Porto, a maior poupança é em Faro, onde o mais barato é o Jumbo na EN125, e permite encaixar 596 euros ao fim do ano face ao mais caro do distrito.
Se gastar só 150 € por mês, a poupança cai para 223 euros/ano. Lisboa está em sétimo lugar na poupança: para os que mais gastam, diferença anual entre o mais barato e caro é de 511 euros. No distrito, o Jumbo na Marginal e o Continente do Cacém são os mais baratos.
Simulador para responder a cada caso
A DECO lembra que, no caso das compras, para cada perfil de consumidor haverá por certo um resultado único e que não pretende com este estudo dizer qual o supermercado mais barato para todas as famílias.
Para responder a isso, a associação desenvolveu um comparador online, disponível na página www.deco.proteste.pt/supermercado, onde o consumidor pode fazer pesquisa personalizada.
PORMENORES
Preços
Foram analisados pela DECO Proteste 86 491 preços de Norte a Sul do País entre janeiro e abril de 2017, usando 78 concelhos como amostra nacional.
Disponibilidade
A cadeia Jumbo, apesar de ser a mais barata do País, não está em todos os distritos. O Jumbo também lidera na plataforma online, seguido do Continente e do Intermarché.
Ranking
O Intermarché e o Minipreço estão nas últimas posições do estudo da associação DECO, que revela as cinco cadeias de supermercado mais baratas.
Brindes para atrair crianças
A DECO considera a estratégia "um golpe baixo, do tamanho dos petizes para quem as estratégias de marketing estão voltadas." Em causa está o uso de brindes ou brinquedos em campanhas para atrair crianças aos supermercados e, por consequência, toda a família.
A associação de defesa do consumidor revela que as estratégias dos hipermercados passa hoje em dia por "convencer as crianças". "Porque elas, sim, têm um poder de persuasão que arrasta multidões."
O Jumbo lançou uma campanha de distribuição de selos para obter brindes infantis, o Minipreço, Continente e Lidl distribuem peluches e o Pingo Doce oferece cartas de animais.
Estratégias que levam os pais a comprar mais para garantirem a oferta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt