Compras de verão ultrapassam o Natal
Pagamentos em lojas ultrapassaram os quatro mil milhões de euros, um recorde na rede multibanco.
As compras nas lojas, que incluem hipermercados, restaurantes e hotéis, ultrapassaram os 130 milhões de euros por dia em julho, atingindo 4056 milhões de euros, segundo o Banco de Portugal (BdP). Um valor recorde na rede Multibanco, que supera o valor das compras pagas em terminais durante o Natal.
Os dados das operações na rede revelam um crescimento nas compras com cartão na ordem dos 10% face a julho de 2016. O valor de julho deste ano é também superior ao gasto nos últimos natais, a época por excelência das compras com cartões bancários.
Já no que diz respeito a levantamentos, regista-se uma ligeira descida em julho último: foram feitos levantamentos de 2737 milhões de euros, menos oito milhões do que em julho de 2016. Também os turistas levantaram menos dinheiro. Segundo o BdP, foram levantados na rede Multibanco 218,6 milhões de euros com cartões estrangeiros, menos 7,1 milhões de euros comparativamente a julho de 2016.
Os levantamentos feitos por portugueses no estrangeiro registam também um aumento face a igual período do ano passado. Segundo os dados do boletim estatístico do BdP, as famílias levantaram 41,6 milhões no estrangeiro, mais 3,6 milhões de euros do que em julho de 2016.
Valor médio está em queda desde 2012
O valor médio da compra com cartão diminuiu de 40 euros em 2012 para 38,60 euros em 2016, de acordo com a SIBS, a gestora da rede Multibanco. Segundo um estudo daquela entidade, os cartões são cada vez mais utilizados para as transações de valor mais baixo.
Pagamento em dinheiro é mais caro
O pagamento em dinheiro tem um custo para a sociedade 2,4 vezes superior à utilização dos cartões, segundo um estudo do Banco de Portugal. A substituição de 10% de numerário por cartão de débito permitiria uma poupança de 30 milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt