Confiança dos Consumidores tão baixa quanto no início da pandemia
Segundo o INE, a confiança das famílias voltou a cair, mas também o sentimento das empresas piorou em outubro.
A confiança das famílias afundou em setembro e outubro, atingindo um valor próximo do início da pandemia de covid-19, em abril de 2020. Também o indicador de clima económico, que avalia o sentimento das empresas, piorou em outubro.
A conclusão é deixada pelo INE, que divulgou nesta sexta-feira, 28 de outubro, os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores.
No que diz respeito às famílias, descreve o INE, o saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços aumentou nos últimos dois meses, renovando o valor máximo da série.
Relativamente às empresas, o indicador de clima económico "diminuiu entre agosto e outubro, reforçando o movimento descendente iniciado em março e atingindo o mínimo desde abril de 2021", com a confiança dos setores da indústria transformadora, da construção e obras públicas, do comércio e dos serviços a diminuírem de forma generalizada.
Este saldo diminuiu nos serviços e de "forma ligeira" na construção e obras públicas, permanecendo em níveis inferiores aos máximos atingidos em abril e junho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt