Consumidores da zona euro sobem previsão de inflação para 2,8% nos próximos 12 meses
Consumidores percecionaram uma inflação na zona euro de 3,1% em agosto, mantendo-se inalterada pelo sétimo mês consecutivo.
Os consumidores da zona euro preveem uma inflação de 2,8% nos próximos 12 meses, contra 2,6% na pesquisa anterior de julho, foi anunciado esta sexta-feira.
Na pesquisa que o BCE realizou com os consumidores em agosto, hoje publicada, os consumidores previram uma inflação nos próximos três anos de 2,5% (sem variação em relação à pesquisa anterior) e nos próximos cinco anos de 2,2% (contra 2,1% na pesquisa anterior).
Os consumidores percecionaram uma inflação na zona euro de 3,1% em agosto, mantendo-se inalterada pelo sétimo mês consecutivo.
A taxa de inflação na zona euro manteve-se estável em 2% em agosto em termos homólogos pelo terceiro mês consecutivo.
A incerteza sobre as expectativas de inflação nos próximos 12 meses aumentou um pouco em agosto, segundo o BCE.
Por outro lado, os consumidores da zona euro preveem que a economia da zona euro se contraia nos próximos 12 meses em 1,2% (contração de 1,2% na pesquisa de julho) e que o desemprego aumentará na zona euro nos próximos 12 meses para 10,7% (contra 10,6% previsto na pesquisa de julho), mas, em geral, estimam que o mercado de trabalho permanecerá estável.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt