Declarações de falência na União Europeia aumentam 2,5% no quarto trimestre de 2025
Falências subiram em seis dos oito setores da economia empresarial.
O número de declarações de falência na União Europeia (UE) subiu 2,5% no quarto trimestre de 2025 face ao trimestre anterior, indicam dados publicados esta segunda-feira pelo serviço estatístico comunitário, o Eurostat.
Numa informação divulgada esta segunda-feira, o Eurostat aponta que "o número de declarações de falência aumentou 2,5% em comparação com o terceiro trimestre de 2025".
O Eurostat precisa que as falências subiram em seis dos oito setores da economia empresarial entre outubro e dezembro de 2025.
Os aumentos mais expressivos registaram-se no alojamento e restauração, com uma subida de 8,6%, seguindo-se o setor da informação e comunicação (+7,9%) e os transportes (+5,6%).
Em contrapartida, o comércio (-3,4%) e as atividades financeiras (-0,7%) foram os únicos setores a apresentar uma redução no número de falências no período em análise.
Ainda no último trimestre do ano passado, os registos de novas empresas na UE cresceram 0,5% face ao terceiro trimestre de 2025, com aumentos em cinco dos oito setores, destacando-se a informação e comunicação (+6,4%) e a indústria (+4,9%).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt