Deputados da comissão de inquérito querem ouvir Danièle Nouy
Audição no âmbito da resolução do Banif.
Os deputados da comissão parlamentar de inquérito ao Banif querem aproveitar a vinda da presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Danièle Nouy, a para depor nos trabalhos da Assembleia da República que analisam a resolução do Banif.
Danièle Nouy vai estar em Portugal para participar numa conferência sobre o setor financeiro, patrocinada pela auditora KPMG e com o apoio da TVI, no próximo dia 17, em Lisboa.
A responsável do BCE tem um papel relevante na resolução do Banif já que há documentação na comissão de inquérito indicia que a presidente do conselho de supervisão do BCE possa ter feito pressão para que o banco fosse vendido ao Santander Totta.
Num email, citado num requerimento apresentado pelo CDS-PP, Danièle Nouy admite ter recebido uma chamada telefónica de Vítor Constâncio e do ministro das Finanças [Mário Centeno] pedindo-lhe para "desbloquear a oferta do Santander junto da Comissão Europeia". "Correu muito bem e fui informada esta manhã sobre as discussões da noite passada. Agora, a Comissão Europeia e o Santander estão prontos para avançar quando as autoridades estiverem prontas", lê-se no email citado pelo CDS e enviado por Danièle Nouy ao Banco de Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt