ERC e Comissão da Carteira não questionaram TVI
Em causa está notícia da TVI sobre o Banif.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista ainda não fizeram quaisquer questões à TVI sobre a notícia do canal de Queluz, de 13 de dezembro de 2015, que dava conta de que o Banif iria ser intervencionado.
Foram feitos alertas por telemóvel com a frase 'Banif: está tudo preparado para o fecho do banco' e foi colocado um rodapé, em última hora, dando conta de que o banco ia ser alvo de resolução.
"Se isso fosse verdade [que a notícia dada pela TVI era falsa], a ERC e a Comissão da Carteira devia ter feito perguntas a mim e aos profissionais da TVI. Até agora não o fizeram", garantiu Sérgio Figueiredo, diretor de informação do canal televisivo, na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.
Sérgio Figueiredo insistiu sempre que a notícia da TVI partiu de uma carta enviada pelo governador do Banco de Portugal ao ministério das Finanças, dando conta de que a única solução para o Banif era a resolução. Ainda assim, o jornalista teve dificuldade em explicar se o canal de Queluz contactou o Ministério das Finanças e o Banco de Portugal para confirmar a notícia.
"A notícia não foi desmentida pelas autoridades que passaram por aqui em comunicados publicados", insistiu o diretor de informação da TVI.
A resposta de Sérgio Figueiredo surge nas respostas à deputada bloquista Mariana Mortágua, que acusou o responsável de não terem sido cumpridos os pressupostos ditados no código deontológico dos jornalistas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt