Estivadores marcam nova greve de seis meses
Portos vão parar de 16 de janeiro a 1 de julho. Sindicato denuncia “práticas antissindicais”.
O Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) apresentou um novo pré-aviso de greve nos portos nacionais durante seis meses, entre as 08h00 de 16 de janeiro e as 08h00 de 1 de julho. Os estivadores exigem a resolução de "práticas antissindicais nos diversos portos portugueses".
Segundo o pré-aviso enviado às autoridades, "a greve envolverá todos os trabalhadores portuários efetivos e também aqueles que possuam vínculo contratual de trabalho portuário de duração limitada".
O SEAL defende que após a assinatura do acordo no porto de Setúbal "não se encontram minimamente satisfeitas as garantias de resolução expedita dos problemas assinalados nos restantes portos nacionais".
"Constituem motivos graves (...) a crescente proliferação de práticas antissindicais nos diversos portos portugueses, revestindo-se estas de extrema gravidade no porto de Leixões", refere.
O sindicato liderado por António Mariano acusa as empresas portuárias de "assédio moral", como perseguição, coação, suborno e ameaças de despedimento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt