Faleceu "o mais velho" dos Mota
Empresário António Mota morreu este domingo aos 71 anos. Mota-Engil está presente em 21 países, entre os quais Angola, onde iniciou atividade.
Gostava quando o tratavam como “o mais Velho”, denominação recebida em Angola, quando António Mota era ainda um jovem. O empresário que, liderou uma das maiores construtoras nacionais durante 28 anos, faleceu este domingo de manhã, no Porto, aos 71 anos.
Angola é atualmente apenas um dos 21 países em que a construtora - que entretanto cresceu e se transformou na Mota-Engil - está presente, 46 anos depois de ali ter iniciado atividade. Nascido em 1954, em Amarante, António Mota era o único filho varão entre quatro filhos e foi desde cedo preparado pelo pai -- que tinha apenas a 4ª classe - para lhe suceder à frente da construtora que fundou, a Mota & Companhia. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo estagiado durante os anos de estudo nas diferentes obras da construtora. Com a morte do pai em 1995, António Mota assume a presidência do grupo, tendo permanecido na liderança da construtora até janeiro de 2023, quando assume o cargo de "chaiman", a que renunciou em maio último. À frente da construtora está agora Carlos Mota dos Santos, representante da terceira geração familiar.
"António Mota marcou o mundo empresarial e a sociedade portuguesa em geral. Deu continuidade à obra de seu pai Manuel António da Mota e projetou-a em todos os continentes, criando um dos mais poderosos, conhecidos e influentes grupos da nossa economia", recordou ontem o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Também o primeiro-ministro Luís Montenegro prestou uma "sentida homenagem a António Mota", que recordou como um "empreendedor que tornou global uma empresa familiar portuguesa".
SAIBA MAIS
Continuação
António Mota assumiu a presidência em 1995, tendo permanecido na liderança da construtora até janeiro de 2023, assumindo até maio deste ano o cargo de ‘chairman’. Carlos Mota dos Santos, da 3.ª geração, é o novo líder.
Cerimónias em Amarante
As cerimónias fúnebres têm esta segunda-feira lugar, com o velório a ter lugar pelas 10h30 na Igreja de São Gonçalo, em Amarante, seguido de missa pelas 15h00, de onde seguirá o corpo para o jazigo da família, no cemitério de Amarante.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt