Fatura mensal da luz é mais alta na tarifa regulada

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos compara todos os preços em vigor no mercado.

11 de dezembro de 2025 às 01:30
Contas de eletricidade mais baixas no mercado liberalizado Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As ofertas comerciais na eletricidade têm preços mais baixos do que a tarifa regulada, quer se trate do consumo de um casal ou quer de um agregados com filhos. É a conclusão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que comparou as propostas das 25 comercializadoras do mercado liberalizado com a tarifa regulada (fixada administrativamente), em vigor no último trimestre. 

A análise aos tarifários permite concluir, por exemplo, que há 15 comercializadores com preços mais competitivos do que a tarifa regulada no caso de um consumo tipificado de um casal. Neste caso, a EDP Comercial é a comercializadora que oferece a tarifa mensal mais baixa, permitindo uma poupança de 5,93 euros numa despesa de 30,71 euros, o que corresponde a um desconto de 16%.

Pub

No caso de um casal com dois filhos, há 18 comercializadores que registam um preço mais baixo do que a tarifa regulada. A melhor oferta é a da Coopérnico CRL que permite uma poupança de quase 11 euros, numa fatura mensal de 83,77 euros, ou seja, menos 12%.  Conclusão semelhante acontece quando a comparação incide sobre o consumo de um casal com quatro filhos: a LuzBoa garante uma poupança mensal de 25,79 euros, numa fatura de 186,58 euros, quando comparada ao preço da tarifa regulada. 

O aumento da tarifa regulada para o próximo ano será anunciado no próximo dia 15, podendo a ERSE confirmar ou não o valor proposto em outubro, que apontava para 1%. Recorde-se que a EDP Comercial e a Galp já anunciaram que vão baixar as suas tarifas no próximo ano. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar