Fim de obras na linha Rosa do Metro do Porto fica em segredo até dia 20
Autarca Pedro Duarte critica “derrapagem claramente excessiva”. Metro compromete-se a libertar centro da cidade das obras até às festas de S. João.
O atraso na conclusão da empreitada da Linha Rosa do Metro do Porto “é uma derrapagem claramente excessiva” para o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte. Já esteve prevista para julho de 2025, depois para este trimestre de 2026 e, para já, ainda não há data - será revelada em reunião camarária, no dia 20. Emídio Gomes, presidente da Metro, deixou esta sexta-feira, numa visita às obras na futura estação Liberdade-São Bento, um compromisso: “Estamos a fazer tudo por tudo para garantir que a festa de S. João [23 para 24 de junho] decorrerá sem qualquer impedimento à superfície”.
O autarca Pedro Duarte indica que o atraso “está a causar prejuízos muito significativos”, mas reconhece um “esforço significativo” à nova administração da Metro. Já quanto a prazos para a conclusão: “Gosto de prendas de Natal! Mas o que posso fazer é pressão política”.
A empreitada já foi reforçada, no ano passado, para 305 milhões de euros. Se entretanto houve derrapagem, “dia 20 serão dadas explicações”, avança Emídio Gomes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt