Fisco devolve 2 mil milhões de euros de IRS

Mais de 2,3 milhões de contribuintes receberam reembolso do imposto sobre os rendimentos.

06 de julho de 2025 às 01:30
Fisco devolve 2 mil milhões de euros de IRS a mais de 2,3 milhões de contribuintes Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A Autoridade Tributária devolveu, até ao final de junho, dois mil milhões de euros a mais de 2,3 milhões de contribuintes, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério das Finanças. Ou seja, cada contribuinte recebeu em média um pouco mais de 900 euros, entre 1 de abril e 30 de junho.

No total, foram submetidas cerca de 6,3 milhões de  declarações de IRS referentes aos rendimentos de 2024, das quais mais de 1,7 milhões na modalidade do IRS automático. Deste universo, 679 mil foram reembolsados, depois da AT fazer as contas entre o imposto pago e o devido efetivamente, num prazo médio de 12,8 dias. 

Pub

De acordo com o Ministério da Finança, liderado por Joaquim Miranda Sarmento, até ao final do prazo legal a AT já tinha liquidado mais de 5,3 milhões de declarações, "o que representa um aumento de mais de 400 mil liquidações emitidas, face ao mesmo dia do ano anterior".  

Destas, mais de 2,31 milhões deram origem a reembolsos de IRS, num valor total de 2,14 mil milhões de euros. Recorde-se que o valor das devoluções baixou para muitos contribuintes, devido às reduções feitas nas tabelas de retenção na fonte efetuados nos últimos meses de 2024, e que resultou num valor salarial mensal superior. 

SAIBA MAIS 

Pub

Fim do prazo

Quem não entregou ainda a declaração de IRS, vai estar sujeito a uma multa de 25 euros. Se a entrega for feita depois de 31 de julho, a penalização pode traduzir-se em perda de benefícios fiscais.

Pedidos em setembro

Pub

Quem tiver de pagar IRS, deverá fazê-lo até ao final de agosto. Contudo, poderá pedir o pagamento a prestações no início de setembro. 

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar