Fisco vende ‘porta a porta’
Os bens penhorados poderão ser comprados através da internet. A novidade foi comunicada pelo director-geral dos Impostos, José Azevedo Pereira, através de um e-mail enviado a milhares de contribuintes no início deste mês.<br/><br/>
"Passa a ser possível a entrega de propostas de aquisição via internet sem necessidade de deslocação aos Serviços de Finanças. As propostas ficam encriptadas no sistema e só são conhecidas no dia designado para a sua abertura", informa o director-geral na mensagem. Para tal, basta consultar o site da Direcção-GeraldosImpostos(DGCI): http://www.e-finanças.gov.pt.
Mas as novidades não se ficam por aqui, José Azevedo Pereira apresenta ainda um novo "serviço de envio por e-mail dos anúncios de novas vendas para quem se inscreva na funcionalidade ‘minhas preferências’", inteiramente gratuito.
A nova estratégia da DGCI visa aumentar as vendas de bens penhorados. Só este ano foram já vendidos 1494 bens, enquanto no ano passado foram vendidos 3715.
Actualmente, conforme informa José Azevedo Pereira, estão para venda mais de 1500 bens penhorados, desde imóveis a automóveis. No site da DGCI, é possível verificar todos os anúncios de venda, que contêm a descrição do bem, a localização e o valor base para venda. "Todos os imóveis são colocados em venda por um valor base de licitação de 70 por cento do seu valor patrimonial tributário", acrescenta.
NOTAS
IMÓVEIS VENDIDOS
Este ano já foram vendidos 884 imóveis e 326 veículos penhorados. Em 2007, foram vendidos 3157 imóveis e 558 veículos.
FOTOGRAFIA AÉREA
O site da DGCI disponibiliza nos anúncios de venda de imóveis uma fotografia aérea da localização dos bens, sendo possível navegar pelo mapa e verificar onde se situam os prédios.
PARTICIPAÇÕES
A venda de participações sociais, estabelecimentos comerciais e outros bens, como bens móveis, passaram a ser disponibilizados para venda no site.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt