Funcionários públicos sem aumentos até 2021
Carga fiscal no IRS deve manter-se por mais quatro anos.
O Governo pondera só aumentar os salários dos funcionários públicos a partir de 2021. O cenário está a ser analisado no âmbito do Plano de Estabilidade 2018-2022, que deverá ser hoje aprovado em Conselho de Ministros, como forma de controlar as despesas com pessoal.
Ao que apurou o CM, o ministro das Finanças quer reduzir as despesas com salários na Administração Pública para um peso inferior a 10% do PIB até 2021. Neste momento, as despesas com pessoal representam 11% do PIB.
Ou seja, Mário Centeno pretende colocar a despesa com pessoal ao nível da média da Zona Euro, que é atualmente inferior a 10%. A manter-se o congelamento dos ordenados dos funcionários públicos até 2021, esta decisão poderá desencadear fortes protestos dos sindicatos da Administração Pública.
No essencial, o Plano de Estabilidade 2018-2022 irá manter a política de continuidade face ao atual Plano de Estabilidade. Depois do aumento do número de escalões no IRS, os planos do Governo passam por manter a atual carga fiscal no IRS até 2022.
Centeno já deixou claro que o Governo quer uma política de responsabilidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt