"Governo não tomará posição sobre o papel comercial"
Ministra distancia o governo da polémica.
O Governo quer manter-se distante da polémica em torno do reembolso dos clientes que compraram papel comercial do GES aos balcões do BES, garantiu a ministra das Finanças no Parlamento.
"O governo não tomará posição sobre a questão do papel comercial", afirmou Maria Luís Albuquerque numa resposta à deputada bloquista Mariana Mortágua.
A governante lembrou também que "é fundamental que qualquer decisão tomada o seja no total respeito pela legalidade", colocando-se numa posição alinhada com o Banco de Portugal. A ministra recordou que "pelos riscos que existem, se não houver o respeito pela legalidade e pela hierarquia de credores decorrente da aplicação da medida de resolução" a solução criada poderá levantar problemas.
Para a governante, "é importante resolver a questão dos lesados para que não subsistam dúvidas".
Já sobre o email enviado pelo Banco de Portugal, que informava os clientes de que as responsabilidades com o papel comercial eram transferidas para o Novo Banco, a ministra das Finanças afirmou que aguardará "pelas conclusões da auditoria externa e se se justificar haverá atuação" contra o regulador. "Acho lamentável se as pessoas foram induzidas em erro e há que perceber se o Banco de Portugal não cumpriu os seus deveres de informação", frisou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt