Incertezas na Grécia ditam evolução dos mercados
Vão ser conhecidos indicadores macroeconómicos.
A incerteza quanto a um acordo entre a Grécia e os credores vai marcar a evolução dos mercados bolsistas esta semana, em que serão conhecidos alguns indicadores macroeconómicos na zona euro.
"Não obstante os indicadores macroeconómicos, como os valores preliminares de atividade na indústria e serviços, terem impacto no desenrolar da semana, será certamente a novela grega a assumir um papel central na zona euro", antecipou à Lusa o analista de mercados do Millennium investment banking, Ramiro Loureiro.
O analista destaca que "o tempo para um acordo entre os helénicos e os credores está a esgotar-se, tal como a paciência destes últimos, e vem aí uma fatura de 1,6 mil milhões de euros para o Governo grego pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI)".
Na segunda-feira, o Conselho Europeu reúne-se de emergência para debater o caso da Grécia. A nível de indicadores, no mesmo dia, o valor preliminar deve sinalizar uma ligeira degradação da confiança dos consumidores na zona euro em junho (a cair de -5,5 para -5,8). Será igualmente divulgada a evolução da balança de transações correntes de Portugal e da Grécia, tal como as vendas de casas usadas nos Estados Unidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt