Juros dos depósitos estão a cair há 20 meses
Portugal tem a quinta taxa mais baixa da zona euro.
Os juros dos depósitos caíram pelo 20º mês consecutivo fixando-se em 1,34% em agosto, de acordo com o Banco de Portugal. Com este valor, Portugal regista a quinta taxa mais baixa da zona Euro.
Os juros mantêm assim a tendência de queda, tendo-se reduzido "1,74 pontos percentuais desde dezembro de 2023, mês em que tinha atingido 3,08%, o valor mais elevado desde julho de 2012", sublinha o BdP na informação divulgada esta quarta-feira. O montante de novas operações nos depósitos a prazos também diminuiu em agosto 926 milhões de euros, totalizando 11 238 milhões de euros.
A queda de juros também foi sentida no credito à habitação, com a taxa média nas novas operações a fixar-se em 2,86% em agosto, o valor mais baixo desde novembro de 2022. No total, foram emprestados em agosto 1767 milhões de euros para a compra de casa, menos344 milhões do que em julho),
Relativamente aos depósitos, o BdP detalha que, nos prazos até um ano, a taxa de juro média diminuiu 0,05 pontos percentuais, para 1,34%. No conjunto, os depósitos a um ano representaram 94% dos novos depósitos em agosto. Já a remuneração média dos novos depósitos de um a dois anos manteve-se nos 1,39%, tornando-se a mais elevada entre as várias classes de prazo.
Na zona euro, a média dos novos depósitos do conjunto dos países da área do euro reduziu-se 0,01 pontos percentuais, para 1,76%. Os Países Baixos ocupam o primeiro lugar no ranking dos países com as taxas mais elevadas, remunerando os depósitos a prazo em torno dos 2,5%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt