Líder da Rioforte subscreveu protocolo de Ricciardi contra Salgado
Manuel Fernando Espírito Santo afirma que confiava na gestão de Ricardo Salgado.
Manuel Fernando Espírito Santo, presidente da Rioforte e membro do conselho superior do Grupo Espírito Santo (GES), admitiu no Parlamento ter assinado o protocolo elaborado por José Maria Ricciardi contra a gestão de Ricardo Salgado à frente do grupo.
"Subscrevi o protocolo de José Maria Ricciardi em outubro de 2013 e depois, na reunião do conselho superior de 7 de novembro, demos apoio a Ricardo Salgado", explicou o presidente da Rioforte aos deputados da comissão de inquérito do BES.
Ainda assim, Manuel Fernando Espírito Santo garantiu que durante todos os anos em que esteve no grupo nunca pôs em causa "a competência, a liderança e gestão" do ex-presidente executivo do BES. "Tinha plena confiança em Ricardo Salgado", adiantou.
Segundo adiantou no Parlamento, "o voto de confiança foi dado por todos, à exceção de José Maria Ricciardi, com duas condicionantes: que houvesse de imediato um processo de sucessão no BES e no grupo e que se iniciasse um novo modelo de governo para o grupo."
Manuel Fernando Espírito Santo disse ainda ter sido "o fiel depositário" do protocolo de Ricciardi, o mesmo que o presidente executivo do BES Investimento (BESI) disse só lhe ter sido devolvido em agosto deste ano, já depois de o BES ter sido resgatado.
O líder da Rioforte adiantou no Parlamento que deu aval à solução de reestruturação do GES proposta por Ricardo Salgado porque confiava na gestão do banqueiro.
"Muitas das operações eram chinês e eu não sou técnico mas apoiei as decisões de Ricardo Salgado. Se a solução foi boa ou má, hoje em dia sabemos, mas naquela altura era difícil [avaliar]", confessou aos deputados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt