Mais de metade dos portugueses preferem comprar casa
54,7% aconselha a adquirir casa própria e 42,1% a arrendar.
A maior parte dos portugueses aconselharia um amigo que queira mudar de casa a comprar um imóvel em vez de arrendar. De acordo com a sondagem CM/Aximage, a pressão do mercado de arrendamento em Lisboa e Porto faz com que nessas localidades haja ainda mais gente inclinada a investir em habitação própria.
Quase um quarto dos inquiridos (23,7%) considera o facto de após o período de pagamento a casa passar a ser sua como o motivo principal para avançar com a decisão de pedir crédito para a compra de habitação. Ao mesmo tempo, 14,7% destacam o elevado valor das rendas como o principal motivo para investirem em casa própria.
Já entre os que preferem arrendar casa, 8,6% destacam os custos com IMI, condomínio e obras para fundamentar a decisão. Apenas 5,9% consideram que o valor da renda é inferior ao da prestação ao banco.
Em Lisboa, 62,4% preferem comprar casa contra 32,9%, que preferem arrendar. Já no Porto 54% estão inclinados a comprar contra 45,4% que prefere arrendar. O Litoral Centro é a única zona estatística onde há mais gente a querer arrendar do que investir em casa própria.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt