Mau tempo encarece frutas e hortícolas
Cebola, maçã golden, batata vermelha e alface estão entre os maiores aumentos semanais. Garrafa de azeite volta a custar acima de sete euros.
O custo do cabaz alimentar da Deco Proteste desceu ligeiramente esta semana, mas há produtos essenciais que continuam a aumentar devido ao mau tempo, nomeadamente hortícolas e frutos.
Desde o início do ano, a curgete (3,23 euros) é o produto essencial com maior variação de preço, tendo disparado 71% (ou 1,34 euros por quilo). Relativamente à semana anterior, a cebola (1,44 euros), a maçã golden (2,08 euros), a batata vermelha (1,40 euros) e a alface frisada (2,83 euros) integram o 'top' 10 dos produtos com maior variação de preço, espelhando o efeito dos prejuízos causados pelas recentes tempestades no custo dos frutos e hortícolas.
A destruição de estufas e o aumento dos custos de transporte são razões elencadas pela Deco Proteste para estas subidas. O azeite virgem extra figura igualmente na lista dos maiores aumentos semanais, com a garrafa de 75 centilitros a ultrapassar a barreira dos sete euros (7,12 euros).
Também nos ovos são esperados aumentos nas próximas semanas, devido à destruição de aviários causada pelas tempestades. Face há um ano, o preço da caixa de seis ovos (2,12 euros) subiu 49 cêntimos (ou 30%).
No seu todo, o cabaz alimentar, composto por 63 alimentos considerados essenciais, custava esta semana 253,27 euros, um dos valores mais elevados desde que a Deco Proteste iniciou este levantamento, em 2022.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt