Mercado livre de eletricidade cresce

Clientes do setor liberalizado são mais de 5,4 milhões, um aumento de 1,9% num ano.

23 de março de 2022 às 08:26
Eletricidade Foto: Getty Images
Partilhar

O número de clientes no mercado livre de eletricidade aumentou em quase cinco mil em janeiro, face ao mês anterior, e subiu 1,9% em termos homólogos, para um total acumulado superior a 5,4 milhões de contratos. Os dados foram divulgados esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade relativo ao primeiro mês de 2022.

Em janeiro, o mercado livre representava mais de 85% do número total de clientes e cerca de 94% do consumo em Portugal Continental. Segundo a ERSE, “a quase totalidade” do número de clientes do mercado livre concentra-se no segmento dos clientes residenciais, que representavam , no primeiro mês do ano, 98,9% do total.

Pub

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (73,8%) e em consumo (42,4%). A Endesa, a Uberdrola e a Goldenergy registaram, em janeiro, um aumento nas suas quotas em número de clientes, enquanto a Galp e o conjunto de comercializadores agrupados na rubrica ‘Outros’ registaram uma redução de quotas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar