Montenegro anuncia 12 mil 'casas-relâmpago'
Governo anunciou ainda programa para a habitação com imóveis do Estado, em parcerias com privados ou vendas.
O contrato de financiamento assinado esta quinta-feira com o Banco Europeu de Investimento (BEI), no valor de 1340 milhões de euros, permitirá colocar no mercado "mais 12 mil casas num curto espaço de tempo", destinadas sobretudo à classe média, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro. "Muito daquilo que foi a diminuição do investimento na área da habitação ficou a dever-se à instabilidade, falta de previsibilidade, falta de confiança no mercado e nós queremos dar essa confiança", disse Luís Montenegro, no final da cerimónia.
"As habitações a financiar enquadram-se no arrendamento acessível, um programa público de âmbito nacional concebido para incentivar a promoção e disponibilização de oferta de habitação para arrendamento destinado à classe média, com o objetivo de criar um parque habitacional de longa duração com rendas abaixo do preço de mercado", segundo o Ministério das Infraestruturas.
"São mais 12 000 habitações com rendas acessíveis, a preços inferiores aos valores de mercado, que queremos colocar o mais depressa possível ao dispor das famílias no nosso país”, afirma o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
Ainda no âmbito desta cerimónia, Pinto Luz adiantou que o Estado vai alienar nove imóveis públicos - alguns históricos - e colocar 14 terrenos em parceria público-privada. A antiga sede do Conselho de Ministros, onde esta quinta-feira, simbolicamente, o Executivo voltou a reunir-se, é um dos edifícios incluídos neste programa, que deverá estar concluído até ao final de 2026.
Os imóveis que serão colocados em parcerias público-privada - em regime de concessão, "não serão alienados" - incluem terrenos nos concelhos de Lisboa, Amadora, Porto, Almada, Oeiras, Albufeira e Faro.
Imóveis que serão colocados em parcerias público-privada
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt