Montepio: Eleições para o mandato 2022-2025
Na edição de segunda-feira do CM, Eugénio Rosa, candidato à liderança da associação mutualista, usou o seu espaço de opinião para falar das eleições que decorrem até dia 17. Por isso hoje o CM dá voz às outras candidaturas.
Virgílio Lima, administrador da Lusitânia, membro do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Económica "Apresentámos resultados"
Respondo com orgulho e sentido de responsabilidade pelos últimos 23 meses: em contexto de pandemia e de incerteza financeira, fizemos a necessária rutura com o passado, estabilizámos a nossa atividade e as nossas equipas, eliminámos ruídos, e apresentámos resultados positivos nos principais indicadores financeiros.
O Grupo Montepio voltou a crescer em número de associados, a margem associativa também aumentou, e como um todo regressámos a resultados operacionais positivos. Até mesmo o Banco Montepio, que opera num setor muito impactado pela pandemia, já se encontra na senda dos resultados positivos.
Este trabalho de sucesso tem sido alcançado com o esforço e dedicação de um conjunto muito alargado de pessoas que merecem o meu mais profundo reconhecimento: todos os colaboradores do grupo. Defendemos a estabilidade na estratégia, a ambição na ação e a solidez e a fiabilidade na sua execução. Connosco os associados sabem com o que podem contar: transparência, sentido de responsabilidade e uma defesa intransigente do bem comum e do mutualismo. Obrigado, pela crescente confiança que nos transmitem.
Nunca em 181 anos de atividade necessitámos de qualquer intervenção pública, nunca necessitámos do apoio dos contribuintes. Assim será no futuro!
Pedro Corte Real, professor do Depart. de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Nova "A hora da verdade"
É o momento mais decisivo da história da Mutualista, que está numa situação financeira crítica e exige uma intervenção imediata.
A Lista B é a única que oferece aos associados do Montepio a esperança de recuperar do desastre financeiro em que a Associação Mutualista se encontra, no respeito pelos valores do mutualismo.
Ninguém da Lista B deve alguma coisa a Tomás Correia, condenado judicialmente e o principal responsável pelo descalabro do Montepio, com a ajuda declarada e inequívoca de Virgílio Lima (Lista A) e de Pedro Alves (Lista D).
O único voto útil, que permite salvar o Montepio, é o voto na Lista B, onde os candidatos são, de facto, competentes nas áreas de atuação do Montepio e descomprometidos, quer com o passado quer com quaisquer interesses partidários ou corporativos.
Mais do que palavras, temos soluções credíveis e a capacidade para as executar.
Falar a verdade sobre a situação da Associação Mutualista Montepio, é esse o nosso compromisso solene.
E vamos exigir que todos assumam as suas responsabilidades, desde logo o Estado, que permitiu que as coisas chegassem a este ponto.
É preciso que não se deixe de votar. É preciso fazer parte da mudança!
Todas as instruções de como votar, e conhecer a nossa equipa e as nossas propostas no endereço www.votalistab.pt
Pedro Alves, presidente executivo do Montepio Crédito e administrador não executivo do Banco Montepio "Valorizar o Montepio"
É uma casa que se apresenta cinzenta, com problemas que se foram adensando nos últimos tempos. Com sucessivos resultados negativos e perda de valor. Porque há muito tempo os mesmos estão na sua gestão. E, pasme-se, oferecem… a continuidade.
Desta vez, a continuidade não é um caminho. O poder vigente já deu provas de que está cansado, está gasto. Não tem capacidade para continuar e tarda em passar o testemunho.
A Associação Montepio precisa de se regenerar. De dar lugar a uma geração de profissionais qualificados, com provas dadas de gestão com lucros. Homens e mulheres que existem dentro do Grupo, mas a que não têm sido dadas as merecidas oportunidades. Porquê? Talvez porque, quem está, "alapou-se" no poder. Sem perceber o que está em jogo: a sustentabilidade da Associação Mutualista Montepio, a transmissão do testemunho para uma geração que olha pelas pessoas, que quer fazer do Montepio uma verdadeira casa voltada para o interesse de todos os Associados e para todos os Trabalhadores. E isso só é possível através do voto na Lista D. De Democracia. Onde se encontra essa força que emerge de dentro.
É a hora da mudança. Serena mas responsável e, acima de tudo, competente e solidária. É a escolha entre nos mantermos no nevoeiro do passado, ou fazermos a sementeira que vai garantir o futuro do Montepio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt