Mourinho Félix defende Portugal no Eurogrupo

‘Homem sombra’ de Centeno vê poderes reforçados. Moscovici elogia ministro português.

23 de janeiro de 2018 às 01:30
Mourinho Félix (atrás) será o homem forte das Finanças, com Centeno no Eurogrupo. À direita, Mario Draghi, do BCE Foto: EPA
Mário Centeno Foto: Getty Images
Mário Centeno Foto: Getty Images
Mário Centeno Foto: Getty Images
Mário Centeno Foto: Getty Images

1/5

Partilhar

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, assumiu esta segunda-feira a cadeira portuguesa na primeira reunião do Eurogrupo com Mário Centeno como presidente. O governante sempre foi uma espécie de ‘homem sombra’ de Centeno e agora vê o seu papel reforçado dentro do País, no Ministério das Finanças, e fora, na representação em Bruxelas.

Mourinho Félix sempre participou nas reuniões do Eurogrupo e já aquando da eleição de Mário Centeno tinha considerado a nova fase "um desafio" que não lhe provocava "qualquer espécie de desconforto".

Pub

No final da primeira reunião que presidiu, Centeno foi aplaudido pelo comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici. "Centeno, o Ronaldo da economia portuguesa, marcou golo logo na primeira reunião", disse aos jornalistas.

Centeno reforçou as "boas notícias" quanto à Grécia e a Portugal. "As boas notícias são o resultado do trabalho duro. Podemos esperar ter mais boas notícias se mantivermos o trabalho duro", disse após reiterar que Portugal vai antecipar o pagamento de 800 milhões de euros ao FMI este ano.

Pub

Antes, Centeno esteve com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com o líder da Comissão Europeia, Jean- –Claude Juncker. "Vamos reparar o telhado enquanto o sol está a brilhar", salientou Juncker.

Grécia passa mas ainda não recebe cheque   

E admitiu também um alívio no peso da dívida grega: "Olhando em frente, podemos começar o trabalho técnico sobre medidas para alívio da dívida, relacionando-a com o crescimento económico", destacou Centeno.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar