Mourinho Félix defende Portugal no Eurogrupo
‘Homem sombra’ de Centeno vê poderes reforçados. Moscovici elogia ministro português.
Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, assumiu esta segunda-feira a cadeira portuguesa na primeira reunião do Eurogrupo com Mário Centeno como presidente. O governante sempre foi uma espécie de ‘homem sombra’ de Centeno e agora vê o seu papel reforçado dentro do País, no Ministério das Finanças, e fora, na representação em Bruxelas.
Mourinho Félix sempre participou nas reuniões do Eurogrupo e já aquando da eleição de Mário Centeno tinha considerado a nova fase "um desafio" que não lhe provocava "qualquer espécie de desconforto".
No final da primeira reunião que presidiu, Centeno foi aplaudido pelo comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici. "Centeno, o Ronaldo da economia portuguesa, marcou golo logo na primeira reunião", disse aos jornalistas.
Centeno reforçou as "boas notícias" quanto à Grécia e a Portugal. "As boas notícias são o resultado do trabalho duro. Podemos esperar ter mais boas notícias se mantivermos o trabalho duro", disse após reiterar que Portugal vai antecipar o pagamento de 800 milhões de euros ao FMI este ano.
Antes, Centeno esteve com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com o líder da Comissão Europeia, Jean- –Claude Juncker. "Vamos reparar o telhado enquanto o sol está a brilhar", salientou Juncker.
Grécia passa mas ainda não recebe cheque
E admitiu também um alívio no peso da dívida grega: "Olhando em frente, podemos começar o trabalho técnico sobre medidas para alívio da dívida, relacionando-a com o crescimento económico", destacou Centeno.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt