Netflix apresenta oferta simplificada para adquirir Warner Bros e mantém valor inicial

Objetivo é acelerar uma transação que pode levar meses para ser finalizada devido à potencial oposição política à fusão.

20 de janeiro de 2026 às 13:23
Netflix Foto: DR
Partilhar

A Netflix simplificou a sua oferta de aquisição da Warner Bros Discovery (WBD) pelo mesmo valor, informou esta terça-feira, a fim de acelerar a aprovação pelos acionistas do estúdio cinematográfico.

O acordo revisto proposto pela Netflix --- cuja oferta foi preferida pela WBD em detrimento de uma contraproposta da Paramount --- deve permitir acelerar "o processo para uma votação dos acionistas", argumentou a Netflix, que agora apresenta uma proposta integralmente em dinheiro.

Pub

A transação "continua avaliada em 27,75 dólares por ação da WBD, inalterada em relação à estrutura da transação anterior", explica a Netflix em comunicado, embora pretenda agora pagar integralmente em dinheiro, enquanto a sua oferta inicial incluía uma parte em ações (16%).

Esta alteração deverá permitir aos acionistas da WBD votar a operação proposta até abril de 2026, acrescenta a plataforma de 'streaming', envolvida numa disputa com a Paramount Skydance.

Em 14 de janeiro, a Netflix anunciou modificar os termos da proposta de aquisição da WBD para apresentar uma oferta revista, totalmente em dinheiro, pelos estúdios e pela HBO Max.

Pub

O objetivo é acelerar uma transação que pode levar meses para ser finalizada devido à potencial oposição política à fusão, bem como ao interesse da rival, a Paramount Skydance, em adquirir 100% da empresa liderada por David Zaslav.

Segundo o acordo original, proposto em 05 de dezembro, os acionistas da Warner Bros receberiam 27,75 dólares por ação, incluindo 23,25 dólares por ação da WBD em dinheiro e 4,50 dólares em ações da Netflix, elevando o valor total da oferta para aproximadamente 82,7 mil milhões de dólares (70,94 mil milhões de euros).

A Netflix, que garantiu 59 mil milhões de dólares (50,61 mil milhões de euros) em financiamento de bancos de Wall Street para apoiar a aquisição, tem capacidade financeira para obter mais empréstimos, mantendo ainda uma sólida classificação de crédito, de acordo com Stephen Flynn, analista sénior de crédito da Bloomberg Intelligence.

Pub

Já este ano a Paramount Skydance entrou com um processo contra a Warner Bros Discovery para obrigar a empresa a divulgar os detalhes da oferta da Netflix, depois de o conselho da proprietária da HBO Max considerar a proposta de fusão da plataforma de 'streaming' superior.

Em 08 de dezembro, a Paramount tinha lançado uma contraproposta de 93 mil milhões de euros para comprar a Warner Bros, dias após o anúncio de um acordo para a compra desta empresa pela Netflix por cerca de 71 mil milhões de euros.

A Paramount não aumentou o valor da sua oferta de compra, mas alterou alguns parâmetros, acrescentando, nomeadamente, uma garantia pessoal de 40,4 mil milhões de dólares do bilionário Larry Ellison, pai do presidente da Paramount.

Pub

O Conselho de Administração da Warner Bros Discovery rejeitou "por unanimidade" a nova oferta da Paramount, reafirmando a sua preferência pela oferta de aquisição da Netflix.

A aquisição por parte da Netflix permite à empresa adquirir o catálogo de filmes, mas também o serviço de 'streaming' concorrente HBO Max.

A concretizar-se, o negócio será a maior operação de consolidação no setor do entretenimento desde a compra da Fox pela Disney, por 71 mil milhões de dólares (60,96 mil milhões de euros), em 2019.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar