Novo máximo histórico: 110 mil passageiros por dia nos aeroportos nacionais em abril
Reino Unido é o principal país de origem e de destino dos voos
Abril registou um novo máximo histórico no número de passageiros nos aeroportos nacionais. Só as chegadas, registaram uma média diária de 110 mil passageiros, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o que representa um crescimento superior a 8% face ao mesmo período do ano passado.
Mais de metade dos passageiros passou, desde o início do ano, pelo aeroporto de Lisboa, que registou um crescimento de 2,3%, com um total de 10,7 milhões, comparando com o período homólogo de 2024. "O aeroporto de Faro registou um crescimento de 8,1% no movimento de passageiros (2,2 milhões; 11% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 23,0% do total de passageiros movimentados (4,7 milhões) e aumentou 4,5%", segundo o INE. .
O Reino Unido passou a ser o principal país de origem e de destino dos voos, considerando os primeiros quatro meses de 2025, com a França a descer para a segunda posição e Espanha a manter a terceira posição, como principais países de origem e de destino.
Já no movimento da carga e correio, nos quatro primeiro meses do ano, há a registar um ligeiro acréscimo (0,7%). Neste âmbito, destaca-se o aeroporto de Lisboa que concentra 78,4% do total, tendo atingindo 63,9 mil toneladas, mais 2,3% face ao mesmo período de 2024.
O movimento diário é influenciado por flutuações sazonais e até semanais, segundo o INE, recordando que em 2024 o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt