Novo Banco com prejuízo de 467,9 milhões de euros

Balanço do período entre 4 de agosto e 31 de dezembro.

09 de março de 2015 às 09:11
Novo Banco Foto: André Kosters/Lusa
Partilhar

Novo Banco: Nova administração garante futuro da instituição?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Novo Banco: Nova administração garante futuro da instituição?

O Novo Banco apresentou esta segunda-feira um prejuízo de 467,9 milhões de euros.

Pub

O resultado líquido negativo diz respeito ao período entre 4 de agosto, data em que foi criado sequência da resolução do Banco Espírito Santo, e 31 de dezembro.

Os dados foram comunicados pela instituição à Comissão do Mercados de Valores Imobiliários (CMVM).

Pub

No período em questão, o Novo Banco reduziu os empréstimos em 4,9%. A instituição registou mais de 4,2 mil milhões de euros em depósitos no último trimestre do ano, contando com um total de 27,2 mil milhões de euros depositados.

Com as ações da PT e da Oi, o Novo Banco perdeu 108,4 milhões de euros.

Stock da Cunha: "Não sei quanto vale o Novo Banco"

Pub

O presidente do Novo Banco, Stock da Cunha, afirmou esta segunda-feira não saber qual o valor da instituição financeira perante os resultados apresentados dos últimos cinco meses de 2014.

"Não sei quanto vale o Novo Banco, mas como se diz lá em casa, vale aquilo que derem por ele", referiu Stock da Cunha na apresentação de resultados de 2014 aos jornalistas em Lisboa.

Stock da Cunha adiantou que a questão do valor da instituição financeira não lhe ocupa "5% das preocupações do dia-a-dia", acrescentando que, desde que chegou ao banco, a sua preocupação tem sido criar valor e não estar a pensar "no processo de venda".

Pub

Apesar disso, referiu que "há uma perceção muito grande de que o Novo Banco é muita mais sólido e mais forte do que há uns meses atrás", ressaltando, no entanto, que não se deve pronunciar sobre a venda: "essas perguntas devem ser dirigidas à Rua do Comércio [Banco de Portugal]", reforçou.

Novo Banco devolve 700 milhões a emigrantes

O Novo Banco anunciou que vai devolver 700 milhões de euros aos emigrantes que subscreveram veículos com dívida BES.

Pub

O pagamento vai demorar até oito semanas depois dos clientes terem sido contactados, referiu a instituição.

Menos 116 postos de trabalho 

A instituição bancária cortou 116 postos de trabalho entre agosto e dezembro do ano passado. Já o número de agências em Portugal permaneceu inalterado.

Pub

Em dezembro de 2014, o Novo Banco contava com um total de 6834 colaboradores na rede doméstica, número que compara com os 6950 funcionários que mantinha a 4 de agosto, já em termos ajustados.

Ao nível dos balcões, não houve qualquer alteração em Portugal, mantendo-se em funcionamento 631 agências.

Na atividade internacional, houve uma redução de 49 colaboradores para um total de 888 funcionários e a rede de balcões fixou-se no final do ano passado em 44 agências, graças à abertura de um novo espaço.

Pub

Segundo Eduardo Stock da Cunha, presidente do Novo Banco, que falava aos jornalistas por videoconferência a partir de Londres, a redução do quadro de pessoal "correu sem qualquer problema".

O Novo Banco revelou que teve custos com pessoal na ordem dos 191 milhões de euros, um valor onde se incluem os 22 milhões de euros gastos com a reforma antecipada de 53 colaboradores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar