Pedidos de reforma seguidos pela Internet

Simplex facilita acompanhamento dos requerimentos para a atribuição das pensões.

06 de junho de 2018 às 01:30
Novo serviço da Segurança Social vai permitir ao contribuinte acompanhar a evolução do pedido de aposentação Foto: Tiago Sousa Dias
Reformados Foto: CMTV
pensionistas, reformas, lesados, pensão, OCDE Foto: Reuters
reformados Foto: Getty Images

1/4

Partilhar

Os beneficiários da Segurança Social vão poder acompanhar de perto o processo de atribuição da pensão de velhice. Esta é uma das medidas que o Governo anuncia esta quarta-feira no âmbito das novas iniciativas do programa Simplex, que prevê também facilitar o acesso aos apoios às jovens famílias através da internet.

A nova funcionalidade vai estar disponível no portal da Segurança Social Direta e permite o acompanhamento do processo desde que o pedido de reforma dá entrada no sistema. Recorde-se que os processos de atribuição das pensões estão a demorar vários meses, atrasos justificados pelo ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, com a falta de funcionários no Centro Nacional de Pensões.

Pub

Outra das medidas previstas neste Simplex prende-se com os subsídios parentais, atribuídos aos pais que estão de licença pelo nascimento dos filhos. A medida, que esteve prevista para o último trimestre de 2017, prevê acelerar o processo de atribuição dos benefícios, dispensando os recém-papás não só de requerimentos em papel mas também de uma visita aos balcões da Segurança Social.

Também visando facilitar a interação dos cidadãos com os serviços, a Loja do Cidadão do Porto vai contar com uma robô que irá encaminhar os cidadãos para os serviços pretendidos. A assistente pessoal foi batizada como ‘Lola’.

Pub

Fisco corrige imposto a quem teve aumento 

O primeiro-ministro revelou no Parlamento que os pensionistas que tiveram aumentos extraordinários em agosto do ano passado e que este ano foram penalizados no IRS "vão ver as liquidações serem alteradas sem necessidade de corrigir as declarações".

"A Autoridade Tributária já detetou o erro", disse António Costa ao líder do PCP, que denunciou o problema. Jerónimo de Sousa relatou situações de pensionistas que receberam aumentos de 20 a 30 euros e perderam deduções no valor de 500 euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar