Portal das Finanças dois meses sob tempestade fiscal
Mais de 7,5 milhões de declarações previstas.
O Portal das Finanças deverá receber, entre abril e maio, cerca de 7,5 milhões de declarações. "Estamos perante uma tempestade de declarações fiscais em simultâneo", alerta a Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC).
O calendário fiscal prevê que, entre abril e maio, sejam entregues cerca de 5,3 milhões de declarações das duas fases do IRS - que este ano podem ser entregues indistintamente naquele prazo -, cerca de 900 mil declarações de remunerações de abril, perto de 800 mil declarações de IVA e ainda meio milhão de comunicações de IRC.
No total, se todos os contribuintes cumprirem os calendários, serão mais de 7,5 milhões de declarações. A estas ainda deverão somar-se a dos contribuintes que optarem pela tributação conjunta do IMI.
A contagem foi feita pela APOTEC, que já alertou o Ministério das Finanças para a simultaneidade destas obrigações fiscais.
A associação teme que o Portal das Finanças não tenha capacidade para processar este elevado número de documentos, sobretudo nos últimos dias de maio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt