Portugal lidera subida dos preços das casas na União Europeia
Preço das habitações aumentou 17,2% no segundo trimestre, face a igual período do ano passado.
Portugal registou o maior aumento do preço das casas na União Europeia no segundo trimestre do ano, tanto em termos homólogos como em cadeia. De acordo com dados do Eurostat, o preço das habitações em Portugal aumentou 17,2% face a igual período do ano passado, acima das subidas observadas na Bulgária (+15,5%) e na Hungria (+15,1%), que completam o pódio dos maiores aumentos. Já na comparação com o trimestre anterior, os preços avançaram 4,7% em Portugal.
Em termos agregados, os preços das habitações subiram 5,4% na União Europeia e 5,1% na Zona Euro entre abril e junho, face aos mesmos três meses do ano passado. Por outro lado, ainda antes do verão, as rendas avançaram 3,2%, em termos homólogos, no bloco comunitário e 0,7% face aos primeiros três meses do ano.
Entre 2010 e o segundo trimestre de 2025, os preços das casas na União Europeia aumentaram 60,5% e as rendas avançaram 28,8%. “Enquanto as rendas aumentaram de modo constante, os preços das casas tiveram um aumento impressionante entre o primeiro trimestre de 2015 e o terceiro trimestre de 2022, seguido por uma pequena queda e estabilização, antes de começarem a subir novamente em 2024”, refere o gabinete de estatísticas europeu.
Esta escalada dos preços das casas já dura há seis trimestres consecutivos, aponta ainda o Eurostat. Portugal está entre os 12 Estados-membros onde o preço das habitações mais do que duplicou desde 2010, com um aumento de 141%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt