Preços dos combustíveis com forte alívio
Gasóleo simples baixa dois cêntimos a partir de segunda-feira e gasolina simples 95 cai três cêntimos e meio.
Os preços dos combustíveis vão voltar a descer na próxima semana, segundo adiantaram fontes do setor ao ‘Negócios’. O gasóleo vai baixar dois cêntimos, enquanto a gasolina deverá descer três cêntimos e meio.
Durante esta semana, os preços médios a nível nacional subiram abaixo da expectativa do mercado. Rondaram os 1,544 euros por litro no gasóleo simples e na gasolina simples 95 atingiram o valor de 1,713 euros, incluindo já os descontos com cartões de adesão e ofertas das gasolineiras, de acordo com o levantamento diário da Direção-Geral de Energia e Geologia. Tendo em conta os valores da descida de custos estimada para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,524 euros por litro e o da gasolina simples 95 deverá rondar os 1,678 euros por litro.
Estes valores médios já integram as reduções de âmbito fiscal criadas pelo anterior Governo quando o preço dos combustíveis disparou em resultado da pandemia da Covid-19 e da guerra na Ucrânia. O custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
O preço do Brent do mar do Norte, a referência para as importações europeias, seguia ontem a negociar na fasquia dos 79,64 dólares por barril, caminhando para a primeira subida semanal após quatro semanas de queda.
A antecipação de uma eventual escalada do conflito no Médio Oriente poderá vir a pressionar os preços dos combustíveis em alta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt