Correio da Manhã

Produção automóvel dá gás às exportações
Foto Direitos Reservados
Foto Direitos Reservados
Autoeuropa
Foto CMTV
Autoeuropa
Por Raquel Oliveira | 01:30
  • Partilhe
Venda de veículos de passageiros para o estrangeiro cresce 133% em julho, sobretudo à custa do T-ROC.

O setor automóvel, e sobretudo o aumento de produção do novo veículo da Autoeuropa, contribuiu para o crescimento das exportações em julho, que globalmente subiram 13%. Só a exportação de automóveis de passageiros registou uma subida de 133%, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As exportações de automóveis, peças e acessórios atingiram no segundo trimestre do ano 2,8 mil milhões de euros, um crescimento superior a 26% face ao período homólogo. Recorde-se que cerca de 97% dos veículos fabricados em Portugal são exportados maioritariamente para países europeus, com um peso significativo na balança comercial.

Para este resultado está a contribuir a produção do T-Roc na fábrica da Volkswagen em Palmela, que ainda em agosto reforçou a sua capacidade de produção com o trabalho aos domingos e um novo turno de laboração. Aliás, a Autoeuropa bateu recentemente o seu recorde de fabrico, tendo produzido este ano e até ao fim de agosto 139 mil carros em Palmela. Já quanto às importações, o INE regista um aumento de 11% em julho, correspondendo a uma desaceleração face a junho de 2018 (+16,5%). O défice da balança comercial foi de 1168 milhões de euros em julho, mais 32 milhões de euros do que no mês homólogo de 2017.

Espanha é o principal parceiro nacional
As exportações para Espanha, o principal destino dos bens portugueses, continuam a crescer, de acordo com os últimos dados do INE. Em julho, segundo dados divulgados ontem, o crescimento foi superior a 19%, atingindo 1,3 mil milhões de euros, mais 220 milhões que no mesmo mês de 2017. Mas o país vizinho também é o principal fornecedor nacional, tendo enviado para Portugal bens no valor de quase dois mil milhões em julho, um crescimento de 5% face ao período homólogo.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE